Não planeamos o gap year por ti, mas damos-te todo o apoio, isto é, não te damos o peixe, ensinamos-te a pescar.

mentores

Como Funciona

  • 1º Passo: 
    Preenche este questionário para ficarmos a conhecer-te melhor e percebermos quais são os teus objetivos e por que queres fazer um gap year!
  • 2º Passo:
    Em breve vamos entrar em contacto contigo! No caso de quereres ser acompanhado, irás receber uma mensagem do teu/tua mentor/a para que, em conjunto, possam agendar a primeira sessão de mentoria.
  • 3º Passo:
    A primeira sessão servirá para perceber melhor a tua motivação, colocar todas as cartas em cima da mesa e ajudar-te a começar a traçar os próximos passos.

Tens Dúvidas?

Porque é que o Programa de Mentoria é gratuito?

Temos como missão tornar o gap year numa possibilidade para todos os jovens em Portugal. Neste sentido, e sendo que somos uma associação sem fins lucrativos, queremos apoiar e acompanhar todos os que pretendem fazer um gap year e que chegam até nós com esse bichinho mas acompanhado de dúvidas, receios e incertezas.
Neste sentido, e até ao momento, o nosso Programa de Mentoria e todas as ferramentas que te damos, para que possas passar do plano à realidade, são gratuitos.

Há alguma contrapartida para a Gap Year Portugal?

Não, não há! A contrapartida é que os gappers acompanhados no Programa de Mentoria, façam de facto um gap year!
Claro que, gostávamos de poder contar com o testemunho, fotografias, vídeos dos gappers acompanhados por nós, esperando que estes possam manter o contacto connosco.

Posso escolher o meu mentor(a)?

Não é possível pois os mentores são atribuídos aos futuros gappers de acordo com a sua disponibilidade e, sempre que possível, quando a ideia/projeto de gap year do futuro gapper seguir linhas semelhantes às do gap year do mentor(a).

Há limite mínimo e/ou máximo de sessões?

Na verdade, não há. Tudo depende do ponto de situação e da fase de planeamento do gap year em que o futuro gapper está, quando chega até nós. Mas acreditamos que, para quem quer contar com o nosso acompanhamento, uma sessão não é suficiente. 

Um dos pontos mais positivos do nosso acompanhamento é que é flexível, adaptado a cada futuro gapper e personalizado. Para além das sessões de mentoria, os mentores estão sempre disponíveis para se manterem em contacto contigo, mesmo durante e após o gap year!

Que tipo de apoio vou receber, da Gap Year Portugal?

Inspiração, dicas e conselhos, esclarecimento de dúvidas, acompanhamento personalizado, know-how, experiências e histórias pessoais e muitas vezes contadas na primeira pessoa! No fundo, um conjunto de ferramentas para que, acompanhado mas de forma autónoma, possas planear e viver o teu gap year da melhor forma possível!

A Gap Year Portugal disponibiliza pacotes de gap year?

Não. Na Gap Year Portugal acreditamos que cada gap year é único e que o planeamento do mesmo, por parte de quem o vai viver, é já uma fase muito importante.
No fundo, durante um gap year podemos viver experiências incríveis, saindo da nossa zona de conforto, mas na verdade tudo isto depende de cada um e da forma como queremos viver um gap year.
Nós estamos aqui para te ajudar!

Vou participar no Concurso Gap Year Portugal deste ano. Posso ser acompanhado(a) à mesma?

Claro que sim! Participando ou não no concurso podes sempre contar com a nossa ajuda para planeares o teu gap year, através do Programa de Mentoria!
Poderás esclarecer as tuas questões, nomeadamente sobre o concurso, receber dicas e conselhos e seres inspirado/a por um mentor(a).
O mesmo se aplica se te queres candidatar à Gap Year Scholarship da Nova SBE.

Vou fazer um gap year com outra pessoa, podemos ser acompanhadas juntas?

Sim, podem e devem, pois o gap year planeado e vivido será o mesmo! Serão acompanhadas pelo mesmo mentor(a) e ambos deverão preencher o formulário que dá acesso ao Programa de Mentoria, individualmente.

Os pais podem assistir/acompanhar-me a uma sessão de mentoria?

Claro que sim. Se não te sentes à vontade ou se os teus pais (ou responsáveis) ficarem mais descansados em estar presentes na primeira sessão, não há qualquer problema. Assim é também uma ótima forma de nos conhecerem melhor e perceberem o porquê dessa tua vontade em fazer um gap year!

Share This