A leve bagagem do minimalismo emocional

Passamos a vida a dizer que os dias deviam ter 48h. Definimos 1001 objetivos (quando achamos ter tempo) e vamos, muitas vezes, pela força do acaso em direção a uma vida frenética. Acumulamos emoções, sentimos tudo de todas as maneiras e perdemos o foco, mesmo quando não nos apercebemos disso.

monge em meditação

Somos prisioneiros de cativeiros emocionais, construímos casas com paredes que não nos pertencem e que nos prendem a pensamentos e emoções que em nada nos acrescentam. Olhamos para o espelho e não reconhecemos a face refletida e exausta. Caminhamos sem direção ou em direção a um lixo emocional. Mas, no meio de tudo isto, ainda existe solução.

Minimalismo Emocional é a técnica que te vai permitir dar o passo em frente, sem olhar para trás e com a certeza de que somos seres que, muitas vezes, precisam de parar e recomeçar. E tudo começa com um termo que muitos ainda estranham – o desapego. Embora possa ter uma conotação mais negativa, o desapego emocional permite-te ouvir o teu próprio corpo, estar atento aos sinais e simplificar as questões. Nem tudo é benéfico para ti e na hora de decidires começar a tua viagem (quer seja profissional, de lazer ou pessoal) vais entender que não és refém das tuas emoções e que tens de recriar e mudar de perspetiva, de maneira a atingir o teu máximo potencial e traçares o teu caminho de alma, coração e corpo mais leve.

Com o desapego definido, chega a altura das decisões. Para, escreve o que sentes, o que cada situação te traz e o quão benéfico é ou não para ti. Respira, volta a respirar e deixa-te guiar pela aventura mais desafiante que é o Minimalismo Emocional. Abre espaço para deixar entrar a novidade e  mantém-te sorridente mesmo que a evolução não seja assim tão notória.

Acima de tudo, simplifica os processos, as emoções, as viagens, os caminhos e toma decisões. O caminho, o teu gap year, começa na tua cabeça e é ela que o vai coordenar na maior parte das vezes. Espírito livre e ouvidos bem abertos para tudo o que o teu interior te diz e esperança para onde te vai levar. O caminho vai ser sempre mais leve, mais enriquecedor e mais feliz.

E, se o tema te interessa, não te esqueças de nos visitar no Minimalist Travel Festival, no próximo dia 29 de maio, na Fábrica Braço de Prata, em Lisboa. Um momento para te deixares ir e perceberes que estamos a um pequeno passo de fazer magia juntos.

Sofia Soares

Categorias

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Share This