Experiências Académicas – Entrevista a João Veiga

O Programa Experiências Académicas [EA] da Associação Gap Year Portugal tem como objectivo dar resposta à indecisão na hora de escolher um curso ou faculdade, após a conclusão do ensino secundário. Com mais de 30 parcerias com estabelecimentos de ensino superior, a Gap Year dá-te oportunidade de frequentares até um máximo de 3 licenciaturas, durante 15 dias cada.

Pretende-se que os jovens assistam às aulas como se fossem alunos dessa instituição, conheçam o ambiente académico da faculdade e convivam com alunos mais velhos. No final da experiência espera-se que o aluno tenha em sua posse informação para fazer uma decisão mais ponderada e informada.

O João era um aluno do secundário que, como tantos outros, estava indeciso sobre que caminho tomar no final do secundário.  No ano passado fez parte do programa e agora aceitou responder a umas perguntas, em jeito de balanço final.

[spacer height=”20px”]

Universidade Nova de Lisboa

Universidade Nova de Lisboa

[spacer height=”20px”]

Quais foram as faculdades e cursos que escolheste?

Escolhi duas:

  • Licenciatura em Ciência Política e Relações Internacionais na FCSH/UNL;
  • Licenciatura em Gestão na NOVA SBE.

[spacer height=”20px”]

Como soubeste desta iniciativa da AGYP?

Estava a pesquisar sobre voluntariado e encontrei o site da Gap Year Portugal. Fiz uma pequena pesquisa no site e vi este novo programa de experiências académicas.

[spacer height=”20px”]

Nova SBE

Nova SBE

[spacer height=”20px”]

O facto de teres visitado as faculdades, sem pressão para fazer uma escolha, ajudou-te a tomar uma decisão?

Ajudou-me muito! Tive uma noção bem real de como é o ambiente na faculdade, como são os professores e as matérias abordadas nas aulas. Isso permitiu-me desmitificar algumas ideias que tinha sobre os cursos e, escolher com conhecimento de causa.

[spacer height=”20px”]

Depois deste período com as EA, sentes que tiveste acesso a mais informação que te ajudou a fazer uma decisão mais clara?

Sim! Sinto-me mais seguro da minha escolha porque percebi o que é que vou dar no curso.
[spacer height=”20px”]

Foste bem recebido nas faculdades (serviços académicos, colegas, professores)?

A recepção não foi muito organizada mas, como me deram acesso aos horários, apenas precisei de perguntar onde era a sala e correu tudo bem!

[spacer height=”20px”]

FCSH/ Universidade Nova de Lisboa

FCSH/ Universidade Nova de Lisboa

[spacer height=”20px”]

De que parte da experiência gostaste mais (aulas, praxe, …)?

Por ter entrado na segunda fase de candidatura ao programa, só tive experiência das aulas, que para mim era o que mais me interessava.

[spacer height=”20px”]

O que estás a fazer agora? Foi influenciado por esta experiência?

Estou a fazer melhoria dos exames nacionais para entrar numa faculdade melhor. Sim, influenciou-me na medida em que me deu motivação para não desistir. Agora sei que estou a estudar para algo que quero mesmo.
[spacer height=”20px”]

Achas que uma experiência como estas deveria ser feita por todos os alunos do secundário? Recomendarias/recomendaste a amigos?

Tenho a certeza que sim. Falei disto a alguns colegas e muitos deles gostariam de ter feito! É uma experiência crucial para decidirmos o nosso futuro. Tenho alguns amigos que já quiseram mudar de curso e penso que a participação neste programa ajuda também a evitar isso.

Se quiseres saber mais sobre o Programa Experiências Académicas, dá uma vista de olhos no nosso site.

Categories

0 Comments

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *