Apps que todos os viajantes devem ter

Os smartphones e os tablets apareceram para nos facilitar e ajudar a viajar. Não há nada mais prático do que fazer tudo pelo smartphone: tirar fotografias, ver os mapas, organizar toda  a viagem, ver os câmbios, etc etc

A verdade é que eu sou (muito) desorganizada e sempre gostei de ir mais “à aventura”, sem nada visto ou planeado. Continuo a fazê-lo, mas com mais cautela e é impensável ir para algum lado sem “checkar” algumas apps.  Elas vieram mesmo “revolucionar” a minha forma de viajar e tornaram-se as minhas grandes aliadas tanto para planear e organizar a minha viagem, como também em vários aspetos durante a minha estadia fora do país. Neste momento, dou comigo nos transportes a ver as aplicações de viagens e a aprender mais sobre algumas culturas, a saber curiosidades sobre imensas cidades e até a planear por onde tenho de passar quando for àquele país.

Se não tens um smartphone ou tablet, podes sempre optar pelas formas tradicionais e utilizares os mapas de papel e pedires as informações na rua ou nos postos de turismo.

Hoje, dou-te uma ajudinha a escolheres aquelas apps que terás de ir já descarregar para a próxima viagem, e que são grátis! Deixa os mapas e os guias de viagem em casa. A oferta de apps é enorme, e não há nada melhor do que saber quais é que são mesmo as essenciais para planeares a viagem, para usares durante a tua aventura e para quando voltares da mesma:

[spacer height=”20px”]

Para planear a viagem

GOPR4616

Planear e organizar

–> Trip Organizer

Kit médico, o que levar para um determinado país, se precisas de vacinas ou não, documentos e muito mais. A Trip Organizer garante-te que não te esqueces do que levar e o que é necessário para aquele tipo de viagem. Ainda tem um dicionário daquele idioma e os contactos telefónicos básicos daquela região.

[spacer height=”20px”]

–> Triplt

Esta aplicação acede ao teu e-mail e junta as tuas reservas de hoteis, o aluguer de carros e os teus voos, de maneira a que tenhas tudo o que planeaste organizado. Faz-te um itinerário com horários, moradas, etc. Tens acesso, mesmo quando estás offline.

[spacer height=”20px”]

–> Skyscanner

Permite-te pesquisar de uma forma rápida voos de mais de 600 companhias em todo o mundo, incluindo os low cost. Podes marcar no próprio momento o teu próximo voo.

[spacer height=”20px”]

–> Upackinglist OU Packpoint

Já te tinha dito noutro artigo que era indispensável organizares bem a tua mochila para a viagem. Então e se uma aplicação te ajudar nesta parte mais chata? Só tens de escolher que tipo de viagem vais fazer e a app ajudar-te-á a ver o que é realmente essencial levares na mochila.

[spacer height=”20px”]

–> Packing Pro

Ajuda-te a organizar tudo antes, durante e depois da viagem. Podes pôr lembretes e fazer listas, e ainda te dá inúmeras recomendações.

[spacer height=”20px”]

–>Here maps OU CityMaps2Go

Guarda os mapas de todos os sítios que queres visitar.

[spacer height=”20px”]

Durante a viagem

Onde ir, onde ficar, o que comer, o que fazer

IMG_6466

O típico jantar de família em viagem: Hard Rock Café

 

–> Jetpac City Guide

Esta é para aqueles que, como eu, antes de viajar foram às contas de instagram daquele amigo viajado que já esteve naquela cidade e que tirou fotografias em spots brutais, ou que lanchou num café que parece ter um ambiente giríssimo. O Jetpac City Guide faz uma seleção de fotografias do instagram daquela cidade, dizendo-te quais são os “The Best View Spots”, ou os “Hipster hangouts”. Desta maneira, poderás conhecer locais que não estão nos roteiros mais turísticos e que os habitantes costumam ir frequentemente.

[spacer height=”20px”]

–> Gogobot

Dá-te dicas de tudo com uma grande vantagem: podes escolher que tipo de viagens estás a fazer (backpackers, em família, sozinho, amigos) e ajuda-te de uma maneira personalizada.

[spacer height=”20px”]

–> Trip Advisor

Agrupa dicas de roteiros, hoteis, locais para passeares, restaurantes para comeres, etc etc. E, o melhor de tudo, é que terás sempre a classificação de várias pessoas que por lá passaram. Assim saberás se vale mesmo a pena ir lá, ou se mais vale irem ao outro café que nem sabiam que existia mas que vários viajantes classificaram como o melhor de todos.

[spacer height=”20px”]

–> AroundMe

A app mostra-te todos os estabelecimentos que existem perto do local onde te encontras naquele momento, como cafés, bancos e hospitais.

[spacer height=”20px”]

–> AllTrails

Para aqueles que adoram trilhos, caminhadas e aventuras ao ar livre. Oferece mais de 50 000 trilhos, com comentários e fotografias de outros viajantes.

[spacer height=”20px”]

–> Triposo

Selecionas para que cantinho do mundo vais e a app diz-te o que fazer, onde comer, onde dormir, a temperatura local, etc etc. Ainda dá para planeares a tua rota e inclui mapas offline do local. É indispensável.

[spacer height=”20px”]

–> JPA iTraveler

É o ideal para sabermos quais os hábitos e os costumes de um determinado país, o que devemos vestir e como nos comportarmos. Escolhes o país para onde vais viajar e a JPA dá-te informações, dicas, fala-te da história, a moeda deles, etc.

[spacer height=”20px”]

–>Roadtrippers

Esta app encontra os acampamentos, pontos de descanso e restaurantes que estão presentes no caminho da viagem que estás a fazer.

[spacer height=”20px”]

–> Localeur

É mais do que um guia de viagem, pois junta comentários e opiniões dos locais em relação àquele sítio e ainda te dão dicas de espaços onde tens mesmo de ir.

[spacer height=”20px”]

Transportes/ Deslocação / GPS

IMG_7130

O transporte escolhido na Indonésia: mota

–> MetrO

Esta é a app perfeita para o teu Gap Year. A MetrO engloba os transportes públicos e rotas mais baratas em mais de 400 cidades de todo o mundo. A ideia é andares mais a pé, ou nos autocarros e transportes mais baratos e eficientes, em vez de seguires os turistas e pagares o triplo no tuktuk ou num barco. Esta app ainda te deixa guardar as rotas que queres fazer durante a viagem.

[spacer height=”20px”]

–> Citymapper

Colocas o destino para onde queres ir e a aplicação calcula o tempo que demoras até lá e dá-te todas as possibilidades de deslocação, com preços – de comboio, táxi, bicicleta ou até a pé.

[spacer height=”20px”]

–> Infraero Voos Online

Para quem vai viajar de avião, a app confirma as descolagens, vê os horários e ainda calcula o melhor trajeto até ao aeroporto e quanto tempo demoras até lá.

[spacer height=”20px”]

–> CoPilot GPS

É a aplicação que te fará as rotas e te dará todos os mapas offline, seja para encontrares um restaurante, o teu hostel ou até a atração turística que tanto queres visitar mas já estás perdido no meio da cidade.

[spacer height=”20px”]

Estadia

IMG_7811

Entrada do hostel “Gili La Boheme”, na ilha Gili Trawagan

–> Airbnb

É um dos serviços mais famosos e que está cada vez mais na moda. Basicamente, ajuda-te a encontrar uma casa ou um quarto para ficares, maioritariamente por metade do preço de um hotel. A maioria das casas costumam estar em pontos fulcrais para passeares, e que muitas das vezes irias pagar um mesmo num hostel e aqui tens mais privacidade.

[spacer height=”20px”]

–> Hostelworld.com

Mais de 25 mil opções para ficares a dormir, em mais de 6 mil destinos.

[spacer height=”20px”]

–> Booking.com

Tens mais de 250 mil hotéis e hosteis à escolha para reservares e muitos deles com preços bastante acessíveis. O melhor de tudo  é que podes pesquisar a partir do local onde estás no momento, que estadias é que existem nas redondezas.

[spacer height=”20px”]

Dinheiro/ Câmbio

capa6-1050x599 (1)

Imagem retirada do site www.vounajanela.com

 

–> Xe Currency Exchange OU Convertpad

Para qualquer país fora da zona euro, esta será uma aplicação a ter. Em segundos, dá-te aquele valor em euros.

[spacer height=”20px”]

Língua / Tradutor

30132811751707

Utilização da app Word Lens

–> Word Lens

É a app perfeita para utilizares naqueles países onde as palavras nas ruas nem parecem palavras. Na China ou na Islândia, aponta a câmara para a placa de informações que não percebes e, em segundos, a Word Lens traduz para inglês ou outra língua que preferires (não há português).

[spacer height=”20px”]

–> Google Translate

Tradutor rápido, para mais de 50 línguas.

[spacer height=”20px”]

Alimentação

10296594_671250636303196_1321281535803877141_n

Jantar com amigos de todo o mundo, em Phnom Pehn

–>Veg Travel Guide HappyCow

Ideal para os vegetarianos e os vegans, e também para aquele momento da viagem em que estás farto de comer hamburgueres e atum enlatado. Esta app junta todos os lugares onde podes comer pratos vegetarianos e vegans.

[spacer height=”20px”]

Para os pais ficarem descansados

IMG_6198

Selfie tirada com os pais antes do mochilão pelo Sudeste Asiático

–> Life 360

Esta é aquela aplicação que tens no telemóvel para descansares os teus pais. Basicamente permite-te criar redes onde toda a gente vê onde toda a gente está. O teu estado atualiza-se de cada vez que ligas a internet. Ainda podes mandar mensagens de alerta/sos.

Comunicação

11949370_10204917229951480_5990502923917783053_n

Skype com a família

–> Skype, FaceTime, Whattsap, Viber

Claro que estas apps e redes sociais não podem faltar no teu smartphone ou ipad. Farão com que, em segundos, pareça que estás em Portugal ou no outro lado do mundo, com a tua família e amigos. Têm a função de minimizar as distâncias, através de vídeo chamadas, chamadas de voz ou mensagens.

[spacer height=”20px”]

Depois da viagem

Scratch-Map-Gallery-03

E que tal teres o teu scratch map no smartphone ou ipad?

–> Been

Tem a função de apontares os países onde já estiveste, como se fosse um scratch map.

[spacer height=”20px”]

Agora que já te mostrei quais aquelas apps que tens mesmo de “sacar” para a próxima viagem, do que estás à espera para começares a planear?

Categories

0 Comments

Trackbacks/Pingbacks

  1. Apps de viagem: a equipa revela as suas preferidas - Gapyear Blog - […] lista diz-nos qual é nos comentários ou então vê quais é que já recomendamos no nosso Blog aqui (sobre…

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *