E se experimentasses antes de decidires?

O Programa de Experiências Académicas, para além de ser um excelente ponto de partida para decisões futuras, é o plano ideal para o teu gap year. Após realizares a tua inscrição, apenas sujeita ao pagamento de uma caução, poderás experimentar, durante Setembro e Outubro, até 3 cursos dos mais de 100 que temos disponíveis. Serão duas semanas onde terás a oportunidade de esclarecer as tuas dúvidas e clarificares as tuas ideias diretamente no terreno, junto daqueles que melhor te podem ajudar a fazê-lo: colegas e professores.  

O Programa permitir-te-á conhecer cada faculdade e cada curso como se fosse o teu, numa experiência de imersão total na vida académica. Enquanto o ano letivo está a decorrer, podes assistir às aulas, falar com os professores, fazer amigos e conhecer o espaço.

Para um dos participantes no programa, inscrito no curso de Medicina, na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, a experiência “ajudou a compreender o que o curso implicava e as suas várias cadeiras e métodos”. Para além disso, refere que o seu acolhimento “foi excecional, tanto pela direção como pelos docentes e discentes”. 

Outros dois alunos, inscritos na Licenciatura de Ciências da Comunicação e de Línguas e Relações Internacionais, na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, referem que a experiência lhes permitiu “perceber a amplitude dos cursos e as diversas áreas em que estes se integram”, chegando um deles a admitir que, apesar do pouco tempo passado na instituição, fez algumas amizades.

A capital não ficou de fora do projeto e, da Universidade de Lisboa, chega-nos o relato de um participante que decidiu integrar o curso de Medicina Veterinária, e nos diz que o tempo passado na faculdade o “ajudou bastante a ver o que realmente gostava e o que não gostava”. O participante teve, ainda, possibilidade de experimentar a componente prática do curso, definindo o seu dia preferido como aquele em que teve a oportunidade de visitar um hospital e auxiliar um médico veterinário.

Representando o país de norte a (quase) sul, todos os participantes referidos consideram que a principal mais-valia do seu envolvimento no Programa de Experiências Académicas foi a dissipação de dúvidas que existiam antes da experiência. Destacam, ainda, a excelente receção e acolhimento por parte do corpo académico e dos colegas, bem como a disponibilidade para responder a questões e apresentar o espaço. 

Se a tua curiosidade aperta, as tuas dúvidas aumentam e se sentes o tempo para tomar uma decisão a escassear, do que estás à espera para te inscreveres? 

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *