Guia para o Concurso Gap Year Portugal 2019

A pouco menos de uma semana do encerramento das candidaturas para o Concurso Gap Year Portugal, vimos provar-te que não é tarde de mais para agarrares a oportunidade. Neste artigo, compilamos as principais informações e algumas dicas para que entendas como é que isto tudo funciona.

O Concurso Gap Year Portugal é uma oportunidade de financiamento de um gap year, com duração entre 6 a 10 meses e destina-se a todos aqueles, com idades entre os 18 e os 27, que concluíram o ensino secundário no presente ano letivo ou, ainda, um curso superior nesse mesmo ano ou no anterior. Para além disso, pode candidatar-se qualquer jovem de nacionalidade portuguesa ou que tenha completado um ano no sistema de ensino português. O vencedor irá contar com uma ajuda de 5000€ para a sua viagem ou 6500€ caso a candidatura seja dupla.

Cumpridos os requisitos, importa começar a planear. O que irá a concurso são as tuas ideias, a tua capacidade de planeamento e organização, a tua vontade de passar para o papel a forma incrível como queres viver o próximo ano. Por outras palavras, o passo seguinte é criares o teu plano de viagem, que tem de conter informação sobre países a visitar, soluções de deslocação e alojamento, atividades a desenvolver, lugares a visitar e – muito importante – objetivo(s) e orçamento. Esta é a parte que requer mais trabalho, mas é aquela em que tens a oportunidade de nos contares tudo sobre a experiência que queres viver. Será, também, este o foco dos próximos parágrafos.  

Num primeiro momento, importa definir quanto tempo utilizar, entre 6 a 10 meses.

De seguida, tens de escolher o que fazer com esse tempo. Entre voluntariado, estágio, estudar uma língua, trabalhar, criar um projeto, as opções são inúmeras. Claro que podes, apenas, passear e visitar o que te apetecer, mas planos que integrem as atividades mencionadas, ou outras, serão valorizados.

Uma vez definidas as atividades, é tempo de pensares onde as queres realizar. Em solo nacional ou internacional? Num país ou em vários? Queres ficar por um só continente ou partir à descoberta de vários? Poderás considerar esta a base geral do teu plano.

Preparada este parte, é hora de especificares a tua viagem. Isto inclui informação sobre alojamento e meios de deslocação. Para o alojamento, as opções podem passar por fazer couchsurfing, ficar num hostel ou acampar. Não te esqueças que algumas atividades de voluntariado incluem alojamento ou, ainda, que podes, por exemplo, trabalhar num hostel em troca de dormida (experimenta o site workaway). Para o transporte, podes tentar boleias ou ficar pelos transportes locais.

Num momento seguinte, importa estabeleceres contactos com as instituições. Se quiseres fazer voluntariado, estágio ou outras das atividades já indicadas, será relevante indicares-nos a associação ou empresa através da qual a realizarás.

Por fim, cabe-te a tarefa de juntares toda esta informação e outra que consideres relevante e preparares a sua apresentação. A Gap Year Portugal prefere apresentações criativas – vídeos, apresentações powerpoint, prezi ou outras, fotografias, etc. –, que não se limitem a texto corrido. 

Não te esqueças de indicar, com clareza, quais os teus objetivos gap year e a tua motivação. Criatividade, dedicação e impacto serão, ainda, pontos cruciais na avaliação da tua candidatura.

Do que estás à espera para concorreres?

Por Marta Vicente

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *