Onde anda o tempo para (re)pensar?

Não paramos. Não paramos para ver o que se passa à nossa volta. Não paramos para (re)pensar. Andamos por aí sempre muito atarefados, cheios de coisas na cabeça, com “to-do lists” sem fim, muitos planos, trabalhos, decisões para tomar e sem tempo para mais nada.

 

Chegou a hora de parar.

Tantos de nós a tomar decisões erradas, só porque sim. Porque alguém disse que aquele curso era bom, porque tinha 2 dias para decidir, porque “era suposto”. Há quem diga que somos a geração mais informada de sempre, que consegue saber qualquer coisa à “distância de um click”, mas será isso sinónimo de decisões seguras? Um estudo recente da DGEEC mostra que 29% dos alunos desistem do curso superior logo no 1º ano. Afinal, seremos nós a geração mais informada ou, dada a exposição a tanta (des)informação, a mais confusa de sempre?

Muitos de nós veem o futuro como um “monstro de sete cabeças”. O que faço a seguir? Continuo os estudos, começo a trabalhar, faço um gap year? Boas notícias, estamos naquela fase da vida em que podemos repensar o futuro e as decisões que estão para vir. Está a chegar o momento que vai pôr o teu ano em perspetiva, que junta tantas pessoas que, tal como tu, estão naquele misto de dúvidas e vontade de fazer mais. O Gap Year Summit é o teu ponto de partida!

O evento é organizado pela Gap Year Portugal e pretende reunir pessoas que gostem de sair da sua zona de conforto, jovens que queiram perceber por onde passa o seu futuro e até pais! Depois de já ter passado por palcos como Serralves, Gulbenkian e Faculdade Nova SBE, nesta edição o Gap Year Summit terá uma nova casa: Coimbra, a famosa cidade dos estudantes.

Nos dias 30 e 31 de março, a Reitoria da Universidade de Coimbra estará de portas abertas para testemunhos que te vão pôr a pensar. O cartaz conta com oradores como Diana Nicolau, Rafael Polónia e Fred Canto e Castro, também vários workshops que combinam inspiração, motivação e informação e ainda um debate sobre a importância das soft skills no mercado de trabalho e a diferenciação de competências. Os bilhetes já estão à venda.

Este é o momento que precisavas para dar o passo em frente e, acima de tudo, tomares decisões mais seguras. Chega de traçar o futuro, exclusivamente, com base em opiniões de terceiros. Conhece os testemunhos de quem parou para pensar e começa a lutar pelo que realmente acreditas. Sem pressas. O desafio é só um: pára e decide.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *