As Montanhas Avatar existem… na China!

Subi 2000 degraus de pedra até ao topo da montanha para ter “aquela vista inacreditável”, mas quando cheguei só havia nevoeiro e turistas Chineses a tirarem selfies. Depois começou a chover, mas de uma maneira que me fez acreditar que os céus estavam chateados com alguém algures e o meu casaco à “prova-de-água” estava a deixar-me desapontada. Entretanto descobri abrigo num café no final do caminho, pedi um chocolate-quente mas fui incompreendidamente servida com apenas leite quente. Lá me virei para o meu copo e tentei afundar nele a minha frustração. Afinal, vim lá do outro lado do mundo para este parque remoto na China e não havia jeito de ver as montanhas. O Parque Nacional Florestal de Zhangjiajie, na provincia de Hunan é famoso por ter sido a inspiração para as montanhas flutuantes do filme Avatar e é património da UNESCO.

Zhangjiajie
Parque Nacional Florestal de Zhangjiajie
Zhangjiajie
Parque Nacional Florestal de Zhangjiajie

Já eram 18h e eu tinha que apanhar um dos últimos autocarros para o hostel que reservei dentro do parque.

Quando pensei que a situação não podia ficar pior, na verdade tornou-se perfeita!

A chuva parou. As multidões desapareceram nos últimos autocarros que os levavam montanha abaixo. E depois de estudar melhor o mapa do parque, percebi que o meu hostel ficava a 30minutos a pé e por isso não estava dependente dos transportes. Mas o mais importante, o nevoeiro denso dispersou! Foi então que comecei a caminhar a passo de corrida de volta para o topo das 2000 escadas.

Quando as montanhas espreitaram por entre as nuvens, eu senti um rio de alegria a circular nas minhas veias! Um filtro místico assentava sobre as múltiplas protuberâncias montanhosas em forma de torres e picos, que se elevavam acima da densa floresta lá em baixo. Havia centenas deles, corpulentos, ponteagudos, outros mais redondos e grosseiramente esculpidos pela água que em tempos preenchia o vale.

3-zhangjiajie
“Quando as montanhas espreitaram por entre as nuvens, eu senti um rio de alegria a circular nas minhas veias!”
Tianbo Mansion Platform
Tianbo Mansion Platform

Até as árvores da floresta lá em baixo pareciam estar a trepar estes pilares e alguns tinham mesmo um pequeno oásis no topo, intocável pelos humanos.

E assim fiquei ali por um bom bocado a sentir-me privilegiada como se fosse uma monarca com acesso exclusivo a uma atração turística, observando as nuvens e os pássaros a desfilar entre os pilares. Mas acima de tudo, senti-me gratificada, pois os céus não estavam zangados, mas estavam a abençoar-me com uma vista extraordinária, na sua forma mais pura, em silêncio.

Existem cerca de 3000 pilares no parque, que podem ser vistos a partir de diferentes plataformas com diferentes caminhos de acesso. O pilar mais famosos chama-se Avatar Hallelujah Mountain e tem 1 080 metros de altitude!

Avatar Hallelujah Mountain
Avatar Hallelujah Mountain

2 a 3 dias são bem precisos para explorar tudo e eu recomendo vivamente a ficarem instalados dentro do parque e começar a explorar bem cedo, antes das multidões chegarem.

Os dois dias passados no Parque Florestal de Zhangjiajie deixaram-me de queixo-caído e de alma preenchida. Afinal esta foi a principal razão que me chamou à atenção para visitar a China e não me desapontou!

7-zhangjiajie

10-zhangjiajie

Andreia Leite

Sempre de câmara na mão, sonhadora por natureza, é apaixonada por cidades que ainda não explorou e por montanhas que ainda não escalou. Em 2010 fez Erasmus na Dinamarca e formou-se em Enfermagem. Por trabalho mudou-se para Londres e por amor mudou-se para Glasgow. Sonha um dia poder pisar todos os países do mundo e por que não, a lua também?! Gosta de escrever e documenta as suas viagens no seu blog www.theworldatmyfeet.net

3 thoughts on “As Montanhas Avatar existem… na China!

  1. Oi Andréia, muito bom seu relato. Você teria como dizer especificamente quais pontos voce foi no primeiro dia de parque e quais foi no segundo dia de parque? Além disso, você ainda tem esse mapa perfeito? heheh estou pesquisando e os tours fechados são extremamente caros. Gostaria muito de ir sem guia, sem tour, como voce, mas tenho medo de me perder ou dos pontos serem dífíceis de achar.

  2. Olá,

    Adorei o post e todas as fotos 🙂

    Vou à China em Junho/17. Pode-me indicar como chegar ao Parque Nacional Florestal de Zhangjiajie, indo de Guilin, Xangai ou Hong Kong, já que passarei por esses 3 lugares, entre outros? Há comboio para a cidade mais próxima ou ter-se-á que ir de avião (neste caso, qual o aeroporto).

    Obrigada!

    1. Olá, Sónia! Aqui vai a resposta da Andreia:
      “Olá,

      Então qualquer uma das cidades que vais visitar fica longe demais para ir de comboio. O comboio directo de Shanghai demora 20h. E de Guilin terias que trocar. No ano passado havia voos diretos de Guilin e foi para onde fui depois, mas estive à procura no skyskanner e no CTrip e parece que já não fazem.

      Portanto penso que a melhor forma é voar de Shanghai, o voo demora 2h30m e há vários por dia.
      O aeroporto de Zhangjiajie chama-se Zhangjiajie Hehua Airport, mas o código é (DYG – Dayong), o que faz um bocadinho de confusão.

      Nós ficámos alojadas em Zhangjiajie Yijiaqin Hotel, que fica pertíssimo da estação de autocarros. É daqui que apanhamos o autocarro (demora mais ou menos 40min) para a entrada Zhangjiajie National Forest Park Gate. No hotel eles deram-nos um mapa que fez inveja a muitos outros viajantes com quem falámos no parque, pois está muito bem explicado e eles aconselharam-nos o melhor caminho a fazer dentro do parque.

      Nós explorámos o parque durante 2 dias inteiros. Andámos muito para vermos o máximo! Já no parque ficámos uma noite alojadas no Zhongtian International Youth Hostel para não ter que voltar a Zhangjiajie e voltar ao parque (não foi o melhor hostel, mas serviu para uma noite, a localização é perfeita e a comida que fazem é boa) . Há quem fique alojado em Wulingyuan Town, que é outra entrada para o parque. O único senão é que os shuttle bus dentro do parque operam até às 18h (que é quando o parque fecha) e só abre às 7h portanto ficas com tempo limitado. (Como estava bom tempo nós saímos do Hostel pouco antes das 6h para chegar à plataforma de Tianbo Mansion antes do parque se encher de turistas chineses).

      Se fores a Zhangjiajie não deixes de visitar Tianmen Mountain. Vai-se de Cable Car, e a estação dos Cable Car fica a 10min a pé do Hotel que ficámos em Zhangjiajie.

      Espero que esta informação tenha ajudado. Se tiveres mais questões, fica à vontade.

      Faz uma boa viajem e divirtam-se!
      Andreia Leite”

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *