Gap Year
Gap Year
Gap Year
Gap Year
Gap Year
Topo28 Topo23 Topo33 Topo12 Topo7 Topo6 Topo34 Topo30 Topo14 Topo35
PUB
TIPOS DE GAP YEAR

O teu GY vai, então, ser planeado de acordo com as tuas ambições, desejos e dinheiro. De seguida, apresentamos-te alguns modelos possíveis. Mas nota bem: não há regras estabelecidas!

Voluntariado

Este é, provavelmente, o modelo que mais te pode enriquecer do ponto de vista humano, pois se escolheres um bom projeto vais ter a oportunidade de mudar algo na vida de alguém. Locais que precisam de ajuda não faltam!

Neste campo, podes decidir apoiar uma ONG (organização não governamental) que atue numa área de que gostes (como por exemplo a ensinar inglês a crianças africanas, ou português a timorenses) ou que atue na área de saúde e da prevenção de doenças infeciosas, ou simplesmente na proteção do ambiente; podes mesmo partir em busca de pequenos projetos com os quais te identifiques e com os quais queiras colaborar, como um orfanato no Vietname ou uma comunidade no Sri Lanka; podes decidir também ajudar uma associação portuguesa que atue no próprio país ou no exterior.

Como vês, tudo depende da tua disponibilidade e aspirações.

Reflexão

Esta é outra hipótese que se coloca: um GY pode ser apenas uma paragem de um ano para te descobrires interiormente e pensares no teu futuro ou mesmo nos teus problemas (ou para escapares deles durante um tempo). Outra possibilidade por que podes optar é um retiro espiritual ou religioso. A Índia é um destino muito procurado por este tipo de Gaps... Gap Year

Trabalho

Também podes decidir fazer uma paragem nos teus estudos para teres uma primeira experiência profissional, tanto no estrangeiro como em Portugal. Essa experiência pode dar-te uns trocos e permite-te concluir o quanto é bom ser estudante e não ter que obedecer ao patrão. Também te vai mostrar que, tal como os nossos pais nos dizem, o dinheiro custa a ganhar, e que para realmente seres independente tens de trabalhar muito...

Estágio

Este é um dos mais proveitosos anos de paragem que podes resolver fazer. Vais ter a oportunidade de experimentar e ver as aplicações que o teu curso predileto tem e perceber se é mesmo isso que queres fazer durante a tua vida - tanto te pode ajudar a mudar de ideias como a testá-las. Podes ainda explorar outras áreas onde te imaginarias a trabalhar.

Turismo

Visitar monumentos e museus, antigos cenários de guerra e diferentes cidades do mundo também te vai ajudar a aprender. Com a história aprende-se muito...

Descanso e festa

Como quem diz, ano do "papo para o ar”. Este é o ano que podes tirar para correr todas a praias, todas as festas e festivais do mundo, e assim descobrir alguns dos prazeres da vida. Mas toma atenção: a tua carteira vai ter de estar bem recheada, este não é um GY barato! (e é verdade, muito boa sorte para convenceres os teus pais :p)

Gap Year Mix

Este é, provavelmente, o modelo de GY mais seguido em todo o mundo: FAZER UM "BOCADINHO DE TUDO”! Se puderes viajar, conhecer, aprender, estagiar, ganhar dinheiro, divertir-te, descansar e fazer voluntariado, vais tirar o máximo proveito do teu ano, pois quanto maior for a diversidade e a quantidade de coisas que irás realizar, maior será o enriquecimento que vais tirar disto! Este é, definitivamente, o modelo que te aconselhamos!
Patrocinadores, media partners e parceiros Gapyear
Facebook Vimeo
Design by: www.mediaminds.pt © 2017 Gap Year Portugal - Todos os direitos reservados