Faz da tua vida uma viagem

As viagens têm o dom de ser uma aprendizagem constante. Sempre que viajo, venho com a “sensação de barriga cheia”, de ter aprendido mais do que em um ano inteiro de escola. E porquê? Porque em viagem saímos da nossa zona de conforto, quebramos a nossa rotina, conhecemos pessoas, culturas e sítios novos. Porque em viagem estamos predispostos a que tudo isto aconteça.

E porque não fazer com que o nosso dia-a-dia, na nossa terrinha, sejam dias de descoberta, de quebra rotinas? Aqueles dias que nós dizemos que “valeu tanto a pena”. Porque não, fazeres da tua vida uma viagem?

Talvez com algumas dicas práticas seja mais fácil compreenderes o que estou a dizer:

1- Experimenta/ Quebra a rotina 

dsc06492
Dias de skate pela Caparica

Uma das coisas que fazemos diariamente em viagem é termos experiências novas. Quebra a rotina e faz aquilo de que falas há tanto tempo.

Procura ires àquele restaurante chileno que já ouviste falar, ou vai ao Martim Moniz comprar comida palestiniana e faz uma jantarada lá em casa com os teus amigos. Experimenta uma aula de yoga ou de karaté, ou apanha um comboio e sai num local “às cegas”. Ideias não faltam!

2- Põe-te à prova

g0204301
Batismo de mergulho

Aventura-te, arrisca e sai da tua zona de conforto.

Compra um daqueles packs baratinhos da Odisseias e vai com um amigo ter uma tarde diferentes a fazer coasteering ou paddle. Tira aquele curso de mergulho de que falas há séculos, ou vai saltar de pára-quedas como já sonhas há tanto tempo.

Se queres algo fixe e sem gastares dinheiro, vai acampar numa praia mais deserta ou faz Geocaching num local diferente.

3- Conhece pessoas novas

img_8274
Uma das festas em que participei da Erasmus Life Lisboa

Não é só em viagem que podes conhecer pessoas novas, aprender outras línguas, treinar o teu inglês e conhecer os hábitos e os costumes de outros países.

Podes começar por te inscrever nos grupos de Erasmus como o Erasmus Life Lisboa ou o ESN e participares nos eventos realizados para os jovens que estão a estudar em Portugal. Outra solução é receberes pessoas em tua casa através da plataforma Couchsurfing ou receberes alguém em tua casa, durante o Natal.

No final de qualquer uma destas experiências, é garantido que terás feito amizades para a vida, que aprendeste coisas novas sobre outros países, e que acabaste de reservar estadia grátis em casa dos teus amigos estrangeiros.

4- Vive outras culturas

img_8149
Jantares mexicanos

Primeiro quero-te fazer uma pergunta: conheces bem Portugal e toda a cultura envolvente do nosso país? Nem mais… há sempre mais coisas para absorveres. Então, porque não começares por aprender a dançar o “vira-vira”, ires a uma casa de Fados e visitares a Torre dos Clérigos?

Depois disso, mergulha de cabeça no restaurante Chinês Clandestino, no livro On the Road, no programa Portugueses Pelo Mundo, e em aulas de Kuduro.

Não precisas de sair da tua cidade para viajares. O teu dia-a-dia pode ser uma descoberta constante; só depende de ti. Faz da tua vida uma viagem e verás como, ao final de um mês, fizeste tanta coisa diferente.

 

Vê Também

Marta de Sá

Comunicadora, de gargalhada fácil e com sede de explorar o mundo, esta é a Marta. Depois de um Gap Year passado entre cursos na sua área, trabalhos e viagens, está neste momento a frequentar o mestrado de Gestão Estratégica das Relações Públicas, na ESCS. Viajar é, sem dúvida, o que mais gosta de fazer. Entre outras coisas, já fez voluntariado 2 meses no Camboja, intercâmbios na Finlândia e dois mochilões pela Ásia. A próxima grande aventura será viver e viajar 6 meses pela América do Sul. É uma pessoa de gostos simples. O passear na praia com o cão, um jantar em família, um passeio com o seu cavalo no campo ou um café até às tantas com os amigos fazem o seu dia. Isto, se não chegar atrasada a alguma coisa : pois este é o seu maior defeito. Rir e partilhar são os seus verbos preferidos, e faz deles o seu lema de vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *