Ano Sabático na Austrália – Um Sonho Realizado

Parte 1

“Fiquei apaixonado pelo país e pelas pessoas. Penso que irei voltar para trabalhar ou apenas para reencontrar algumas pessoas especiais que conheci ao longo do percurso. Esta viagem superou, de longe, todas as minhas expectativas e sou um homem mais feliz, o que penso ser o mais importante.”

Aventureiro, alegre, amante da natureza, com vontade de conhecer o mundo, gosto por viagens, conhecer novas pessoas e culturas, assim é o Ricardo, que decidiu “viajar para o sítio mais longe que consegui e ficar por lá um ano inteiro a fazer coisas completamente diferentes. Uma grande aventura que irei partilhar (mesmo que seja provável ficar semanas em sítios sem internet…the DREAM).”

Sabe mais sobre as aventuras do Ricardo na Austrália, país “que gostava muito de conhecer” e onde teve oportunidade de viver e viajar durante um ano através do Ano Sabático, no programa Viajar & Trabalhar em quintas e herdades.

Julho 2016 – Chegada e relax na praia

Depois do “misto de emoções fortes na hora da partida. A aventura começou…”. A viagem passou por escalas no Dubai e Perth antes de chegar ao aeroporto de Brisbane, onde a equipa local esperava jovens de várias nacionalidades para seguir viagem para a Costa do Sol. Nos próximos cinco dias seria só relaxar e recuperar do jet lag. “Já lá vão umas 40 horas sem dormir quase nada. A primeira impressão da Austrália não podia ser melhor. As pessoas são incrivelmente simpáticas e disponíveis. A equipa também é fantástica (parece que nada pode correr mal neste país). Vou dormir que o tempo não está muito bom para fazer praia…”

Finalmente, ao último dia, o sol dignou-se a aparecer! A vida por estas bandas não se altera muito como o frio ou o calor, o verão ou o inverno, a chuva ou o sol…todos os dias são dias de surf. É impressionante a percentagem de pessoas que fazem surf, dos 8 aos 80. Enfim, agora que nos conhecemos todos melhor, nos divertimos mais e o tempo está melhor, é hora de partida. Amanhã bem cedo vamos para a quinta aprender um monte de coisas sobre a vida no campo na Austrália.

Praia Costa do Sol: Surfistas

Curso Introdutório na quinta

A vida na quinta não é fácil! O trabalho é duro (mas fixe) e não há wi-fi nem rede móvel. Felizmente as pessoas da quinta são muito amigáveis. No primeiro dia aprendemos a cuidar, aparelhar e montar a cavalo. De mais! Cada vez gosto mais desta vida. Segundo dia: andar de mota e de jeep pelos campos o dia inteiro! Depois aprendemos a lidar com o trator. Aprendemos também a lidar com ovelhas e vacas e a cortar madeira com o motosserra. Finalmente, no último dia (sexta feira), fomos todos reunir umas 50 vacas. Uns a cavalo, outros de moto, foi um excelente trabalho de equipa! No meu dia de aniversário éramos dois a fazer anos e fizeram-nos dois bolos  Na sexta feira fomos para a cidade de Brisbane passar a noite e hoje cheguei a Sydney. Amanhã levantar cedo para ir para o meu primeiro trabalho.

Curso introdutório na quinta

Primeiro trabalho e Sidney

Após uma curta estadia de uma semana no meu primeiro trabalho, é hora de viajar mais um pouco. Devido a uma inesperada situação na quinta, onde deveria trabalhar 3 meses e não uma semana, falei com a equipa que nos acolhe que vai arranjar-me um segundo trabalho. No entanto, as paisagens que por aqui encontrei são de mais! Fiz tanto dinheiro numa semana como em Portugal num mês! Estou ansioso por chegar ao meu novo trabalho e começar a dar no duro. Entretanto estou em Sydney à espera da nova oferta de trabalho, por isso há que visitar! Já arranjei novos amigo para andar por aqui…

Sidney

Agosto 2016 – Segundo trabalho

Aceitei uma oferta para trabalhar numa quinta de produção de leite junto da Costa Sul desta ilha, perto de Timboon. A minha primeira impressão não podia ter sido melhor! Foi o irmão do patrão que me foi buscar à gare e hospedou-me em sua casa na primeira noite. Um homem cinco estrelas que, no dia seguinte, me levou para a quinta onde conheci o patrão e os pais deles. Vou ficar os primeiros dias em casa destes velhotes muito à frente porque não há lugar nas casas que o patrão tem para os empregados. Sinto-me com sorte porque estou a ser tratado por eles como se fizesse parte da família.

Quanto ao trabalho, também estou a gostar muito. Trabalho com o patrão, um francês, uma holandesa e um holandês. Temos que tirar o leite a mais de 300 vacas, duas vezes ao dia! Começamos bem cedo, às 5h30! Entre as duas ordenhas vamos descansando e fazendo outros trabalhos. Gosto muito da forma de trabalhar do meu patrão: tudo muito organizado e muito limpo! Aqui a higiene é prioridade.

Agosto 2016: Segundo trabalho

Já me foi atribuída uma casa só para mim! O francês terminou a sua estadia e, agora sim, estou por minha conta. A casa é confortável e fica a 30 segundos a pé do local de trabalho. Continuo a gostar e a aprender com o que faço…o nosso patrão disponibiliza um carro para os empregados usarem quando quiserem. O frio continua bem presente e até nevou numa povoação aqui perto, o que é bastante raro. Mas, por outro lado, os australianos continuam calorosos. Toda a gente mete conversa como se nos conhecessem há anos. As senhoras da caixa do supermercado perguntam-me o que tenho feito, se tenho planos para o fim de semana (como se eu tivesse fins de semana).

Agosto 2016: Casa no meu segundo trabalho

Setembro 2016 – A vida de produtor de leite continua

E continuará por pouco mais de um mês. No início de novembro chegam finalmente as primeiras férias! Irão começar por uma road trip pela “Great Ocean Road” na Costa Sul do estado de Victoria, onde me encontro. Já fui visitar algumas atracções desta estrada com os meus camaradas de trabalho.

Setembro 2016: Great Ocean Road

Novembro 2016 – Os dias de trabalho na quinta finalmente chegaram ao fim!

Após três meses a produzir leite, é tempo agora para umas merecidas férias pela costa. Gostei muito desta experiência e fiquei com o sentimento de missão cumprida. O patrão gostou do meu trabalho e até me deu um dia extra de folga para passear nesta zona do Estado de Victoria. Depois de um grande agradecimento aos patrões que me trataram como se fizesse parte da família, lá fui eu embora em direção a Melbourne.

Férias merecidas!

As férias já começaram há duas semanas… A aventura começou com uma viagem até Melbourne onde ficámos dois dias e alugámos uma carrinha equipada para campismo. E lá fomos pela costa fora com direção a Brisbane. Até agora visitámos muitas praias deslumbrantes, grutas, montanhas, parques naturais, e ficámos uma noite com uma amiga alemã que conhecemos na semana de curso na quinta há quatro meses. Os próximos dias vão ser passados nas praias da Gold Coast sem fazer tantos quilómetros por dia para desfrutar mais destas lindas praias.

Novembro 2016: férias merecidas

Como o que é bom acaba rápido (bem, ainda foram quatro semanas de férias) foi com alguma tristeza que entregámos a nossa maravilhosa carrinha, com uns 4500 Km feitos, que tanto jeito nos deu. Os últimos dias foram passados em Brisbane e Gold Coast. Mais praias obviamente, mas também um dia bem passado no parque aquático Wet & Wild.

Dezembro 2016 – De volta onde tudo começou

Depois de três meses de trabalho e um mês de descanso, estou de volta à quinta onde fiz o curso, desta vez para trabalhar. Todo o staff foi de férias por umas semanas e precisavam de pessoal para tomar conta da quinta. Somos quatro pessoas a trabalhar neste momento, o que nos dá um pouco de liberdade para poder passear de vez em quando, dois de cada vez. Os dias vão-se passando com muito calor, mas com calma. Há muito que fazer: cuidar e alimentar os animais, manter e limpar as casas, reparar vedações, veículos e máquinas. Sinto-me como um peixe na água (e literalmente estou na piscina quase todos os dias). Muito tempo passado sentado no trator e na mota. Adoro o trabalho e a liberdade de organizar os nossos dias à nossa maneira. Vou ficar por aqui até pelo menos até meados de janeiro. Desejo a todos um Feliz Natal e um Bom Ano Novo!

Continua…

Ricardo Monteiro

Viajar & Trabalhar – Quintas e herdades na Austrália

Vê tudo sobre o programa do Ricardo: Ano Sabático

Vê mais destinos se queres Viajar & Trabalhar durante o teu Gap Year aqui.

Dezembro 2016

Vê Também

Um pensamento em “Ano Sabático na Austrália – Um Sonho Realizado

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *