TravelB4Settle | Nómadas Digitais Vs. Millennials

Viajares entre destinos enquanto trabalhas. Gerires a tua própria agenda com uma incrível vista sobre uma montanha ou com areia aos teus pés. Teres uma chamada pelo Skype com o teu chefe ou uma reunião online com a tua equipa num café no estrangeiro… Isto é o dia-a-dia de um Nómada Digital. Bom demais para ser verdade? Bem, agora já não…

A verdade é que o trabalho de 8 horas num escritório está a tornar-se uma coisa do passado. E, por se sentiram “fantoches” num mundo corporativo, muitas pessoas deixaram os seus países. Hoje em dia, trabalhar mais horas não significa mais produtividade. As empresas estão dispostas a dar responsabilidade e liberdade aos seus trabalhadores em troca de produtividade e qualidade do trabalho.

"Uma empresa de vários milhões de dólares, a Buffer, com sede em San Francisco, Califórnia, fechou o seu escritório e entrou em completo modo remoto em 2015. A Buffer tem uma incrível equipa dispersa que trabalha em todo o mundo."

Quem não gostaria de ter os meios para ganhar dinheiro online enquanto vai riscando pontos da sua bucket list?

Esta tendência moderna criou os chamados “Nómadas Digitais”. Uma comunidade (crescente) de pessoas que vivem um estilo de vida independente do sítio onde estão, trabalhando a partir de cafés e cadeiras de praia em todo o mundo. E quem é que está a adorar e a adaptar-se perfeitamente a essas mudanças? É isso mesmo… Nós, Millennials!

Mas, afinal, quem são os millennials?

A geração Milénio, ou geração Y, são aquelas que nasceram aproximadamente entre o início da década de 1980 e o início de 2000. Nascidos no meio de grandes mudanças tecnológicas no mundo, alguns dizem que os millennials são mimados, narcisistas, egoístas e preguiçosos. Bem, enquanto concordamos que há alguma verdade nisso, também acreditamos que os millennials são uma geração inteira de humanos de mente aberta, destemidos e super ambiciosos! Prontos para causar um enorme impacto no mundo! A maioria dos millennials tem um novo conceito de riqueza. Eles (bem… nós!) preferimos a liberdade ao dinheiro. Acesso sobre propriedade. Nós preferimos acumular experiências do que bens materiais. Nós preferimos colecionar carimbos nos passaportes em vez de comprar um carro novo ou um apartamento (na verdade, nós até vendemos o nosso carro para viajar). Uma geração de não-conformistas e sonhadores. Nós odiamos a ideia de um trabalho das 9h às 18h ou assentarmos para começar uma família aos 20. Em vez disso, queremos explorar o mundo, experimentar novas culturas, conhecer pessoas diferentes, experimentar novas comidas, e por aí fora.

Há uma grande lista de desejos para cumprir, sem tempo para o aborrecimento!

E...o que é um Nómada Digital?

O conceito de Nómada Digital nasceu em 1997 e não é um título de trabalho, mas sim uma opção de estilo de vida. Uma opção que se está a tornar cada vez mais acessível a todos graças à Internet e a esta tendência que está a mudar o equilíbrio entre a vida e a carreira. De solteiros, a famílias com crianças, de jovens a pessoas mais velhas, há espaço para todos no mundo online!

Os Nómadas Digitais são profissionais dedicados ao trabalho; freelancers e empreendedores que adotaram a tecnologia e projetaram as suas vidas para serem independentes da localização. Eles são tão móveis quanto desejarem, e podem ganhar a vida em qualquer lugar com uma conexão wi-fi decente. De acordo com esta infografia, a maioria dos nómadas digitais visita entre 5 a 10 países por ano, permanecendo entre 1 a 3 meses em cada local.

A Internet permite que as empresas integrem o conceito de um e-office, exigindo um tipo de trabalhador diferente e remoto. Como resultado, o ambiente de trabalho é muito diferente – as reuniões de equipa, os eventos ou as conferências são todos online. A comunicação pode ser feita através de simples chamadas Skype ou através de plataformas como Asana ou Slack.

"De acordo com a Global Workplace Analytics, o trabalho remoto melhora muito a satisfação e a produtividade dos funcionários."

As empresas que se tornam total ou parcialmente digitais permitem que a sua equipa ou funcionários trabalhem em qualquer espaço de trabalho confortável no mundo e durante a altura do dia em que são mais produtivos. Todas as escolhas são feita em função do trabalhador! Além disso, reduz os custos à empresa de ter de alugar um escritório físico.

Nunca foi tão fácil viver e trabalhar como um Nómada Digital. Viajar pelo mundo, experimentar novas culturas e conhecer diferentes tipos de pessoas é inspirador, enriquecedor e barato (geralmente mais barato do que viver em cidades desenvolvidas). Além disso, pode-se encontrar acomodação acessível e decente e Internet confiável praticamente em todos o mundo. Tens também a oportunidade de desfrutar de qualquer tipo de natureza depois de horas de trabalho à frente do computador.


Contudo, não acredites em alguém que te diga que o nomadismo digital é apenas rosas e vinho, pois não é verdade. Este estilo de vida pode ser muitas vezes solitário, é difícil (ou quase impossível) desligar do trabalho e é uma batalha constante contra distracções de todo o tipo. Mas… nada é perfeito, certo?!

No final...

Podemos ter desistido dos nossos empregos e ter deixado tudo para trás e seguido um caminho completamente diferente do que a sociedade tinha preparado para nós e isso pode levar a muitos “olhares de lado”, masnós, e tu, e vocês, não se podem deixar ficar.

Não podemos ser julgados por termos o sonho da liberdade e o desejo racional de ter um estilo de vida melhor por menos dinheiro, e viver com pouco mais do que os nossos computadores e alguns itens essenciais. Estar conectado a qualquer lugar que vamos é algo característico dos tempos modernos. Acreditamos que a Revolução Digital está apenas a começar e estamos super entusiasmados por fazer parte dela e ajudá-la a crescer!

 

Se trabalhar remotamente e viver em qualquer paraíso é algo que te entusiasma, basta ires em frente! Nunca foi tão fácil conseguir! Nós não poderíamos estar mais satisfeitos com esta escolha de estilo de vida.

Se não sabes por onde começar, talvez queiras dar uma vista de olhos pelo nosso e-book “21 maneiras de trabalhar online e viajar pelo mundo“. Podes obtê-lo aqui, gratuitamente.

 

Até à proxima,

Matilde e Miguel | TravelB4Settle

Gapyear

gapyear

Test desc

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *