Plano B: o que fazer se não entrares no curso que queres?

 

Agora que acabaram as candidaturas para a 1ª fase de acesso ao ensino superior está na altura de finalmente descansar. Já preencheste as tuas opções e esperas entrar no curso escolhido. Desejamos-te toda a sorte do mundo! Mas e se… não entrares? Ter um plano B (ou vários!) prepara-te para todos os cenários (mesmo que não queiras pensar neles) e assegura uma alternativa caso não entres no curso desejado. Sabemos que esta época costuma trazer várias dores de cabeça, mas nós estamos aqui para te ajudar!

Faz um gap year

Fazer um gap year é provavelmente a forma mais útil e produtiva de passares o teu ano fora da faculdade. O ano é teu, as escolhas são tuas: queres viajar? Queres trabalhar? Ou talvez aprender uma língua nova que te valorize o currículo? Também podes participar no Programa de Experiências Académicas, que te permite experimentar até 3 cursos durante 2 semanas cada. Se for bem planeado e pensado, um gap year é um ano que pode ser muito enriquecedor a nível pessoal e profissional, mesmo que não tenhas entrado no curso desejado. Podes até passá-lo em Portugal e, quem sabe, repetir os exames nacionais para que possas no próximo ano obter uma melhor nota de candidatura. 

Ano Zero

O chamado “Ano Zero” permite-te frequentar o ensino superior sem teres concluído o ensino secundário, fazendo algumas unidades curriculares do curso escolhido. Ao mesmo tempo podes concluir as disciplinas do secundário em atraso e/ou estudar para os exames nacionais em que não tiveste aprovação. Sabe mais sobre o Ano Zero aqui

Trabalhar

Se não quiseres ou precisares de estudar para alguma disciplina ou exame nacional podes aproveitar este teu ano para começar a trabalhar e poupar dinheiro para as propinas da faculdade, sobretudo se mudares de cidade e tiveres de assegurar outras despesas como alimentação e alojamento. Para além da vantagem financeira, entras na faculdade com mais maturidade e conhecimento, que se adquire com experiência de trabalho.

Fazer melhoria a alguma disciplina/exame

Ficar mais um ano no secundário a fazer melhorias ou passar a disciplinas e exames é algo que muitos jovens fazem todos os anos. Que tal, por exemplo, aproveitares o tempo livre numa atividade de voluntariado? Também podes participar no Programa de Experiências Académicas, que te vai ajudar a tomar uma melhor decisão no próximo ano, ou fazer o Ano Zero no curso que queres seguir no ensino superior.

Não entrar na 1ª opção, ou mesmo em nenhuma, não é o fim do mundo. Independentemente de qualquer uma destas opções, aproveita este ano da melhor maneira. Deixa que este ano seja enriquecedor e descobre-te melhor. Fala com profissionais da área em que estás interessado, estuda, descansa, pesquisa e experimenta. Não vai ser um ano perdido se o aproveitares bem e, no próximo ano, vais entrar para a universidade mais crescido e com uma melhor noção daquilo que queres.

Boa sorte e boas escolhas 😉 

Mais informações sobre o Programa de Experiências Académicas aqui. Pré-inscrições abertas até dia 31 de Agosto de 2018.


Contacta o nosso departamento de Apoio ao Gapper e esclarece eventuais dúvidas em apoio@gapyear.pt. Encontramo-nos pelo mundo. Até já!

Gapyear

gapyear

Test desc

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *