Está na hora de decidir. E agora?

 

Futuro estudante universitário,

Aposto que o teu percurso em direção ao ensino superior tem sido marcado por indecisões, dores de cabeça e ansiedade. Dás por ti a pensar: será que vou gostar do meu curso? Será que gosto mais de engenharia ou gestão? Será que o meu curso tem empregabilidade? E o ambiente da faculdade, será que vou gostar? Será que o curso é mais teórico ou prático?

As opiniões dos pais, amigos e familiares por vezes também só confundem ainda mais a cabeça: “não vás para esse curso, só se for para ires parar ao desemprego!”, “escolhe uma área com mais saída, mesmo que não gostes”, “entras num curso e depois logo se vê se gostas”, “se não gostares, também são só 3 anos”. Quem é que nunca ouviu uma destas versões?

As estatísticas mais recentes comprovam que a escolha do curso superior é ainda precipitada e pouco consciente: segundo um estudo da Direcção-Geral de Estatística da Educação e Ciência (DGEEC),  em cada ano letivo15 mil estudantes desistem de continuar os estudos no ensino superior, o que corresponde a uma taxa de abandono de 29%.

E qual a segunda razão mais mencionada pelos estudantes que desistiram do ensino superior? A falta de motivação, apontada por 35% dos estudantes portugueses, e muito relacionada com as expectativas diferentes em relação ao curso escolhido, segundo um inquérito realizado pela Eurostudent.

Em Portugal 83% dos alunos fazem a “transição directa” do ensino secundário para o superior (DGEEC, 2018). Parar um ano não é dar um passo para trás, é dar muitos para a frente. 

E se te disséssemos que já podes experimentar antes de decidir? O Programa de Experiências Académicas, desenvolvido pela Gap Year Portugal, permite que, de uma lista de mais de 100 parceiros, escolhas até 3 cursos para experimentares durante duas semanas cada. Tudo isto para que possas, por ti próprio, assistir a aulas e falar com colegas. Para que possas, tu mesmo, perceber qual a área que mais te entusiasma e para não te deixares ir pelo “diz que disse”. Para que possas refletir com mais consciência uma das decisões mais importantes da tua juventude: a escolha do curso e do teu futuro profissional.

 

As pré-inscrições estão abertas até dia 31 de agosto, podes-te candidatar aqui. É apenas preciso que:

– tenhas concluído o ensino secundário e não entres, no ano letivo de 2018/2019, para o ensino superior; ou

– fiques mais um ano no 12º ano a acabar ou fazer melhoria de alguma disciplina; ou

– tenhas acabado a licenciatura.

Para que a escolha do curso deixe de ser uma dor de cabeça (das grandes), mas passe a ser um passo no caminho certo.

Não te deixes levar pela opinião de terceiros. Não entres em cursos que nada têm a ver contigo. Vive a experiência antes de te lançares de cabeça. Não tens nada a perder, aliás, só tens tudo a ganhar 😉 Boas escolhas.

Clica aqui para te inscreveres no Programa de Experiências Académicas. Pré-inscrições abertas até dia 31 de Agosto de 2018.


Contacta o nosso departamento de Apoio ao Gapper e esclarece eventuais dúvidas em apoio@gapyear.pt. Encontramo-nos pelo mundo. Até já!

Gapyear

gapyear

Test desc

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *