As Montanhas Avatar existem… na China!

Subi 2000 degraus de pedra até ao topo da montanha para ter “aquela vista inacreditável”, mas quando cheguei só havia nevoeiro e turistas Chineses a tirarem selfies. Depois começou a chover, mas de uma maneira que me fez acreditar que os céus estavam chateados com alguém algures e o meu casaco à “prova-de-água” estava a deixar-me desapontada. Entretanto descobri abrigo num café no final do caminho, pedi um chocolate-quente mas fui incompreendidamente servida com apenas leite quente. Lá me virei para o meu copo e tentei afundar nele a minha frustração. Afinal, vim lá do outro lado do mundo para este parque remoto na China e não havia jeito de ver as montanhas. O Parque Nacional Florestal de Zhangjiajie, na provincia de Hunan é famoso por ter sido a inspiração para as montanhas flutuantes do filme Avatar e é património da UNESCO.

Zhangjiajie
Parque Nacional Florestal de Zhangjiajie

Já eram 18h e eu tinha que apanhar um dos últimos autocarros para o hostel que reservei dentro do parque.

Quando pensei que a situação não podia ficar pior, na verdade tornou-se perfeita!

A chuva parou. As multidões desapareceram nos últimos autocarros que os levavam montanha abaixo. E depois de estudar melhor o mapa do parque, percebi que o meu hostel ficava a 30minutos a pé e por isso não estava dependente dos transportes. Mas o mais importante, o nevoeiro denso dispersou! Foi então que comecei a caminhar a passo de corrida de volta para o topo das 2000 escadas.

Quando as montanhas espreitaram por entre as nuvens, eu senti um rio de alegria a circular nas minhas veias! Um filtro místico assentava sobre as múltiplas protuberâncias montanhosas em forma de torres e picos, que se elevavam acima da densa floresta lá em baixo. Havia centenas deles, corpulentos, ponteagudos, outros mais redondos e grosseiramente esculpidos pela água que em tempos preenchia o vale.

3-zhangjiajie
“Quando as montanhas espreitaram por entre as nuvens, eu senti um rio de alegria a circular nas minhas veias!”
Tianbo Mansion Platform

Até as árvores da floresta lá em baixo pareciam estar a trepar estes pilares e alguns tinham mesmo um pequeno oásis no topo, intocável pelos humanos.

E assim fiquei ali por um bom bocado a sentir-me privilegiada como se fosse uma monarca com acesso exclusivo a uma atração turística, observando as nuvens e os pássaros a desfilar entre os pilares. Mas acima de tudo, senti-me gratificada, pois os céus não estavam zangados, mas estavam a abençoar-me com uma vista extraordinária, na sua forma mais pura, em silêncio.

Existem cerca de 3000 pilares no parque, que podem ser vistos a partir de diferentes plataformas com diferentes caminhos de acesso. O pilar mais famosos chama-se Avatar Hallelujah Mountain e tem 1 080 metros de altitude!

Avatar Hallelujah Mountain

2 a 3 dias são bem precisos para explorar tudo e eu recomendo vivamente a ficarem instalados dentro do parque e começar a explorar bem cedo, antes das multidões chegarem.

Os dois dias passados no Parque Florestal de Zhangjiajie deixaram-me de queixo-caído e de alma preenchida. Afinal esta foi a principal razão que me chamou à atenção para visitar a China e não me desapontou!

7-zhangjiajie

10-zhangjiajie

Andreia Leite

Sempre de câmara na mão, sonhadora por natureza, é apaixonada por cidades que ainda não explorou e por montanhas que ainda não escalou. Em 2010 fez Erasmus na Dinamarca e formou-se em Enfermagem. Por trabalho mudou-se para Londres e por amor mudou-se para Glasgow. Sonha um dia poder pisar todos os países do mundo e por que não, a lua também?! Gosta de escrever e documenta as suas viagens no seu blog www.theworldatmyfeet.net

Gapyear

gapyear

Test desc

2 thoughts on “As Montanhas Avatar existem… na China!

1. Olá,

Adorei o post e todas as fotos 🙂

Vou à China em Junho/17. Pode-me indicar como chegar ao Parque Nacional Florestal de Zhangjiajie, indo de Guilin, Xangai ou Hong Kong, já que passarei por esses 3 lugares, entre outros? Há comboio para a cidade mais próxima ou ter-se-á que ir de avião (neste caso, qual o aeroporto).

Obrigada!

1. Olá, Sónia! Aqui vai a resposta da Andreia:
      “Olá,

Então qualquer uma das cidades que vais visitar fica longe demais para ir de comboio. O comboio directo de Shanghai demora 20h. E de Guilin terias que trocar. No ano passado havia voos diretos de Guilin e foi para onde fui depois, mas estive à procura no skyskanner e no CTrip e parece que já não fazem.

Portanto penso que a melhor forma é voar de Shanghai, o voo demora 2h30m e há vários por dia.
      O aeroporto de Zhangjiajie chama-se Zhangjiajie Hehua Airport, mas o código é (DYG – Dayong), o que faz um bocadinho de confusão.

Nós ficámos alojadas em Zhangjiajie Yijiaqin Hotel, que fica pertíssimo da estação de autocarros. É daqui que apanhamos o autocarro (demora mais ou menos 40min) para a entrada Zhangjiajie National Forest Park Gate. No hotel eles deram-nos um mapa que fez inveja a muitos outros viajantes com quem falámos no parque, pois está muito bem explicado e eles aconselharam-nos o melhor caminho a fazer dentro do parque.

Nós explorámos o parque durante 2 dias inteiros. Andámos muito para vermos o máximo! Já no parque ficámos uma noite alojadas no Zhongtian International Youth Hostel para não ter que voltar a Zhangjiajie e voltar ao parque (não foi o melhor hostel, mas serviu para uma noite, a localização é perfeita e a comida que fazem é boa) . Há quem fique alojado em Wulingyuan Town, que é outra entrada para o parque. O único senão é que os shuttle bus dentro do parque operam até às 18h (que é quando o parque fecha) e só abre às 7h portanto ficas com tempo limitado. (Como estava bom tempo nós saímos do Hostel pouco antes das 6h para chegar à plataforma de Tianbo Mansion antes do parque se encher de turistas chineses).

Se fores a Zhangjiajie não deixes de visitar Tianmen Mountain. Vai-se de Cable Car, e a estação dos Cable Car fica a 10min a pé do Hotel que ficámos em Zhangjiajie.

Espero que esta informação tenha ajudado. Se tiveres mais questões, fica à vontade.

Faz uma boa viajem e divirtam-se!