Como convenceres os pais a fazeres um Gap Year

Nos últimos quatro dias, a Gap Year esteve presente na Futurália, na FIL. Durante estes dias, o que mais me diziam era “quero muito fazer um gap year, mas como é que convenço os meus pais?”.

A verdade é que esta é uma das perguntas mais frequentes. Devido ao facto de, na nossa cultura, realizar um ano sabático ainda não estar enraizado como em Inglaterra e na Austrália, muitos dos pais sentem-se reticentes em relação a esta ideia.

Por medo, falta de informação ou segurança, é normal que os teus pais não digam logo que sim. Para que consigas dar a volta e explicares aos teus pais as vantagens de um gap year, dou-te algumas dicas de como convencê-los a teres a experiência da tua vida: 

1- Pesquisa toda a informação possível sobre o que é um Gap Year e as suas vantagens

Vai ao nosso site, ao facebook, vai ao google, lê artigos sobre gap years, lê blogs de gappers, vê reportagens e vídeos de anos sabáticos. Quanto mais informação conseguires obter, melhor.

image (931)

2- Fala com os teus pais e explica-lhes tudo o que ganhas com a realização do ano sabático, e de como é uma prática quase obrigatória em países como os Estados Unidos

Mostra aos teus pais as vantagens de realizares um gap year e de como é uma prática super normal noutros países, onde os pais quase que “obrigam” os filhos a fazerem uma pausa nos estudos e a realizarem um ano sabático.

O mais importante, é mesmo mostrar-lhes que pesquisaste e que estás mesmo interessado no assunto. Deste modo, os teus pais perceberão que esta é uma decisão que não estás a tomar de “ânimo leve”, e que a estás a levar a sério.

3- Envia-nos um e-mail e põe-te em contacto com jovens gappers que já tenham tido a experiência que tu queres ter

Fala connosco e expõe todas as tuas dúvidas, anseios, medos.

Através da nossa base de dados de gappers, conta-nos o que gostarias de fazer no teu gap year e nós pomos-te em contacto com o gapper que tenha feito o gap year mais parecido com o que tu idealizas. Serás “apadrinhado” por esse gapper ou viajante com grande experiência na área, que te tirará todas as dúvidas e ajudar-te-á a organizar e tomar as escolhas mais acertadas e seguras para o teu ano sabático.

IMG_6770

4- Pesquisa sobre os países que gostarias de visitar, as atividades que gostarias de fazer e os custos que gastarás durante todo este percurso

O leque de escolhas é gigante. Podes decidir ficar por Portugal ou desbravar o mundo; podes viajar durante 2 meses ou durante 1 ano; podes fazer voluntariado em Moçambique, aprender espanhol  na Argentina e até tirares um curso de cozinha no Vietnam. Poderás gastar muito ou poderás não gastar quase nada, fazendo couchsurfing, apanhando boleias ou até trabalhando nos hostels em troca de estadia e alimentação.

Pesquisa o que tem mais a ver contigo e com o tipo de viagem que gostarias de fazer, e que tipo de experiências gostarias de levar na bagagem no final desta aventura.

IMG_9060

5- Volta a falar com os teus pais e mostra-lhes toda a informação que adquiriste e histórias de jovens que tenham realizado gap years

Aqui é fácil: basta fascinares os teus pais e entusiasmares de tal como que também quererão ter esta experiência contigo.

O que não faltam são jovens (portugueses e estrangeiros) que tenham feito um gap year. É só contares as histórias, mostrares os blogues e os vídeos das suas viagens e experiências.

6- Põe os teus pais em contacto connosco

Nós somos peritos a convencer pais a deixarem os filhos a realizarem um gap year. Pessoalmente, ou via internet, falamos com os teus pais, mostramos dados reais sobre o conceito e sobre as nossas viagens.

7- Por fim, vai ao Encontro Nacional de Gappers

O dia 9 de abril estará reservado para vires à Gulbenkian, em Lisboa. Vem e traz os teus pais. Este dia servirá para ouvires histórias de gappers, dicas de viagens, palestras sobre segurança em viagem, etc etc.

Se ainda estiveres no início da tua pesquisa e da tua escolha sobre o teu gap year, perfeito. Este dia poderá servir como rampa de lançamento para a tua escolha. Para nós, mais importante do que realizares um gap year, é fazeres uma escolha acertada para ti, com base em informação e mais informação.

10154141_1196294453733782_7543202193285865031_n

Agora que já te dei várias dicas para convenceres os teus pais a fazeres um gap year, já não tens desculpas.

Do que estás à espera para começar a pesquisar, planear e a desbravar o mundo?