Next stop: Cascais

“Cascais uma vez e nunca mais”. Era assim que, no início do século XIX, se fazia referência a esta vila portuguesa do Distrito de Lisboa devido aos seus maus acessos. Hoje em dia, dois séculos depois, Cascais é uma das vilas mais apreciadas por nacionais e estrangeiros. E depressa percebemos porquê.

Cascais é uma vila com mais de 650 anos de existência e tem actividades e programas para todos os gostos. O seu clima ameno, a gastronomia, as acções que decorrem durante todo o ano, as paisagens e as praias ditam a sua fama.

Aqui ficam algumas indicações para que possas tirar o maior proveito da tua visita a Cascais.

Praias

Seja Verão ou Inverno, as 17 praias da linha de Cascais merecem a tua atenção. As praias mais conhecidas são a Praia do Guincho, a Praia de Carcavelos e a Praia do Tamariz e já foram galardoadas com prémios de excelência durante vários anos. E se és fã de surf, body board e windsurf então estás no sítio certo! À água amena junta as ondas e terás o cenário perfeito para fazer qualquer um destes desportos.
As praias da linha de Cascais comunicam entre si através do paredão, um passeio marítimo que conta com bares, restaurantes, esplanadas, bancos para descanso e aparelhos para exercício físico. É um excelente local para fazer jogging, andar de bicicleta ou de patins.

12285739_10208423386327679_2084911148_n
Praia de Carcavelos
12283046_10208423389807766_1894627764_n
Pôr-do-Sol na Praia de Carcavelos
Praia do Guincho
Praia do Guincho

Desportos

Em Cascais nunca vais ficar parado! Para além dos desportos marítimos já referidos, a vila dispõe de uma panóplia de atividades. Se és ligado à natureza tens a oportunidade de fazer escalada, hiking, rappel, orientação, passeios de bicicleta, actividades equestres, entre outros. Golf também é uma opção – existem cerca de 19 locais para a prática.

Herança Cultural

A arte reina em Cascais. O Centro Cultural de Cascais fica no antigo Convento Nossa Senhora da Piedade e alberga diversas exposições e concertos, assim como a Cidadela que recentemente, em 2014, ganhou o nome Cidadela Art District. Exposições ao ar livre, galerias culturais e estúdios abertos fazem do Cidadela Art District um sítio de paragem obrigatória. Perto desses dois locais estão o Museu do Mar D.Carlos, com exposições ligadas à biologia marinha e à relação da Vila de Cascais com o Mar, e o Parque Marechal Carmona, ideal para um piquenique e para passear.
O Museu Castro Guimarães também merece a pena visitar. E se és fã do trabalho da Paula Rego, do marido ou até mesmo de arte em geral passa pela Casa das Histórias de Paula Rego.

Cidadela de Cascais - Fotografia retirada do Site Guia da Cidade
Cidadela de Cascais – Fotografia retirada do Site Guia da Cidade

Restaurantes e esplanadas

A vila de Cascais está repleta de restaurantes de topo, variados e para todos os gostos e carteiras. Para mim, se há um ao qual não podes deixar de ir é o House of Wonders. Tal como o nome indica, é literalmente uma casa de maravilhas. Fica no centro da vila, perto da PSP de Cascais. É um espaço eclético que se divide em 3: restaurante, galeria e café. O restaurante é vegetariano e combina sabores do Mediterrâneo com o Médio Oriente. Depois de um almoço ou jantar aqui, aconselho a subir até ao terraço do café. Tem uma óptima vista e é muito agradável. O preço ronda entre os 15€ por pessoa.
Para os amantes de hamburguers, o Burguês é uma óptima escolha. Os hamburguers são variados e muito originais. O espaço é pequeno mas é bastante convidativo. E não te esqueças de provar a entrada de bolo do caco! É excepcionalmente saborosa.
A Marina de Cascais também tem diversos restaurantes e esplanadas que devem ter em mente como a Mercearia Vencedora, um restaurante de italiana e brasileira, o Hemingway, um dos mais populares bares de cocktails em Cascais tem agora, desde 2009, uma zona de restaurante, o La Brasserie de L’Entrecôte, um conceito único em Portugal: existe apenas um prato delicioso que nunca muda. Os últimos dois, embora não sejam propriamente teen- price -friendly, são óptimos!
E se há coisa que não podes mesmo perder são os cachorros quentes do Hot Dog Cascais. Maravilhosos é pouco para os descrever. Embora exista em forma de restaurante propriamente dito, aconselho a visitares a food truck (com esplanada), no Guincho, que tem vista para o mar!
Para um final de tarde recomendo o 100 Vícios, uma esplanada no topo de um edifício no centro. A vista comporta o mar e parte da vila de Cascais.

House of Wonders
House of Wonders
House of Wonders
Vista do topo do House of Wonders

Noite

Para ser sincera, a Vila de Cascais já foi mais animada do que é hoje. Embora a Marina tenha alguns bares, já não tem a adesão que outrora tivera. O mesmo se diz do Largo Camões que em vários restaurantes/bares com música como o Chequers, o Duke ou o Palm Tree. No entanto, caso queiras beber um copo e dar um pezinho de dança, podes fazê-lo aqui!
Se preferes dançar apanha o comboio e sai no Estoril. Aí terás a hipótese de ir à discoteca Tamariz, caso seja Verão, ou Jezebel, se estivermos no Inverno. Para umas pre drinks passa no Deck Bar, perto da estação, ou no Bar do Túnel que fica à entrada da discoteca Tamariz. Se gostas de jogar às cartas e de lançar os dados, dá um salto ao Casino Estoril.

Discoteca Tamariz - Fotografia do site oficial da discoteca
Discoteca Tamariz – Fotografia do site oficial da discoteca


Outros eventos realizados durante o ano

Festival Musa Cascais – Um festival de reggae e dancehall que decorre, por norma, no mês de Junho, em frente à praia de Carcavelos.

Festas do Mar – As Festas do Mar decorrem no centro de Cascais e trazem um cartaz com cantores e bandas nacionais durante o mês de Agosto.

Lumina, Festival da Luz – O Festival Lumina decora a vila de Cascais com espectáculos de luz realizados por artistas nacionais e internacionais. São 3 dias, em Setembro, em que a vila se torna na “cidade da luz”.

Festival Lumina 2013
Festival Lumina 2013


Lisbon & Estoril Film Festival – 
Tal como o nome indica, é um festival de cinema que decorre entre Lisboa e Estoril, durante o mês de Novembro.